quinta-feira, 3 de junho de 2010

Diário de Bordo. Valeu a pena ser pescador de ilusões?

Escrevo a vocês um mês depois de ter encerrado meu contrato. A razão da distância foi ter alguma... distância emocional pra chegar a conclusões que fizessem sentido. Não sei se vou conseguir, mas vamos lá.
Primeiro, a decisão: não vou fazer outro contrato. Ainda que deva reconhecer que me ofereceram um excelente navio – o Navigator of the Seas – num excelente roteiro – Mediterrâneo ocidental e oriental. Mas decidi não aceitar. Eis o porquê.
Muitas perguntas me foram feitas desde que cheguei. A mais constrangedora foi: Valeu a pena? E eu realmente não sei responder isso. Até porque eu não sei o que é valer a pena.
Vale a pena quando você atinge seus objetivos ou quando o processo em si é prazeiroso?
Conheci lugares que não teria conhecido não fosse pelo trabalho em cruzeiros. Muitos maravilhosos. Depois de um certo tempo, já não sabia em que parte do mundo estava. E não me importava com isso. Conheci pessoas de todo o planeta, de algumas delas, jamais me esquecerei. Mas a maior parte do tempo me sentia sozinho.
Tive a oportunidade de aperfeiçoar meu trabalho artístico, tanto no humorismo quanto como DJ em níveis que me custariam anos de prática em terra firme. Ainda assim, fora dos mares, sinto que terei que recomeçar minha carreira da estaca zero. Ficar nove meses longe do mercado é arriscado.
Talvez, se eu tivesse 23 e não 33 anos, eu encararia mais um ou dois contratos. Mas o navio me custou muito. Perdi saúde, boas oportunidades de trabalho no continente, um grande amor. Sinto como se tivesse envelhecido uns 15 anos.
Mas isso não quer dizer que eu me arrependa. Acho que era algo que eu precisava viver. Voltei uma pessoa diferente. Pra pior e pra melhor.
Agradeço a todos que visitaram esse blog. Em boa parte do tempo, pensar nas bobagens que eu contaria para vocês foi um alívio e tanto. Lamento muito se eu não posso responder a pergunta que a maioria dos leitores tenta esclarecer quando cai por aqui depois de uma pesquisa no Google. Vale a pena trabalhar em navio?
Depende do que você quer, depende o que você busca, depende quem você é. Mas saiba que você vai descobrir que aquilo que você quer, busca ou é geralmente muda durante a jornada. É uma boa aposta para quem não tem nada a perder. Para todos os outros, uma loteria.
Em tempo: pretendo continuar narrando minhas desventuras, ainda que entenda que o apelo de uma vida em terra firme não seja tão forte. Os que quiserem continuar me acompanhando, serão mais que bem-vindos. WWW.meiapalabas.blogspot.com