quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Alfa, Alfa, Alfa. Back Deck. Crew Bar.

Quem é da vida a bordo, sabe. Drill – ou simulação para treinamento, numa tradução aproximada – é parte da vida. Todo mundo tem uma função no navio, em uma situação de emergência. Eu, por exemplo, sou da equipe de lançamento de botes salva-vidas. Isso significa, na teoria, que eu sou um dos últimos a abandonar o navio. Na prática, em caso do navio precisar ser evacuado, isso significa que eu serei o cara em pânico, correndo em círculos e gritando feito uma moça.
Independente da sua eficácia – no meu caso, por exemplo - os treinamentos existem e, volta e meia, eles se tornam necessários. Especialmente nos casos alfa.
Existem basicamente 3 tipos de emergência a bordo, cada uma com seu código específico, para não assustar os passageiros. Alfa, por exemplo, é emergência médica.

No meio da noite, um silvo agudo. Segue em voz metalizada, num inglês com sotaque italiano a mensgem: Alfa, Alfa, Alfa Deck 3 Aft, starboard. Em outras palavras: emergência médica no terceiro andar, na popa, do lado direito. Pode não ser nada sério, como pode ser alguém morrendo. Já presenciei as duas coisas. A segunda é normalmente mais animada. Naquela noite, em específico era um infarto. A medida que o inverno se aproxima, a idade média dos passageiros vai ficando mais e mais elevada. E velhinho, você sabe: duas doses de whisky, uma bisteca sangrando, 3 ou 4 fox trotes na pista de dança, uma olhadela na bunda da assistente do mágico e pronto. É a Royal Caribbean matando o véio.

Lógico, a idéia não é essa, muito pelo contrário. Daí a animação do momento. É gente correndo com maca pra cima e pra baixo, balões de oxigênio pra todo canto, helicóptero pousando a bordo pra transportar o fulano moribundo. Uma festa.

E, é claro, crew também bate as botas a bordo. E não estou falando de fazer continência, veja bem. Felizmente, na maioria das vezes, os acidentes envolvendo os coleguinhas são mais risíveis do que sérios. Como a patinadora do gelo que se ralou toda em Barcelona quando caiu da bicicleta alugada. De certo ela achou o asfalto muito escorregadio.
Outra ocorrência comum pra Alfa é garçon bêbado. Principalmente brasileiro. Essa semana um tomou todas, foi dançar, caiu, abriu a testa. E lá vamos nós: Alfa, alfa, alfa, back deck, crew bar...

Patetices à parte, gente morre abordo. Em número suficiente para rolarem histórias de assombrações nos corredores do navio. Falam de um velhinho de andador falecido há uns cinco anos. No silencio da madrugada, dá pra ouvir as batidinhas metálicas do seu andador fantasmagórico nos arredores do teatro. Alguém já viu algo que seria o equivalente à nossa mulher de branco no banheiro. Vai ver que foi só Iemanjá que veio tirar uma água do joelho.

E antes que perguntem, desde que embarquei, não rolou nenhum óbito. Mas continuo vigilante e preparado para, no caso de uma emergência em que vidas dependam da minha prontidão e liderança, começar a correr em pânico e gritar feito uma moça.

3 comentários:

  1. Excelente texto, como de praxe.

    Você é o Seinfield dos Mares! Te vejo um dia no teatro principal do Oasis of the Seas. Logo antes do Blue Man Group.

    Keep up with the good work! Abs

    ResponderExcluir
  2. vc se superou nesse texto! fico tão orgulhosa ;)

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma boinha jóia aqui quer que eu te mande?!hehehe

    ResponderExcluir