sábado, 24 de abril de 2010

Diario de Bordo. A Cidade Luz na mesma velocidade.

Nao e' todo dia que vc tem a chance de ir a Paris. O navio parou em Le Havre, pertinho, e rolou um tour para a tripulacao. Reservei minha vaga e acordei cedo para conhecer a cidade luz. Mas, e' claro, estou abordo do Vision of the Seas. O navio que foi construido em cima de um cemiterio viking. Esse e' provavelmente o navio mais zicado da historia - depois do titanic, claro.
Estivemos em Ilha Grande, metade da ilha desabou. Estivemos no Rio, ele alagou. Estivemos na Bahia, alagou tudo tb. Viemos pra Europa, um vulcao entrou em erupcao. E, pra finalizar, no unico dia em que estariamos em Paris, rolou uma greve no porto e os onibus de turismo nao puderam entrar. Resultado, o tour para tripulacao foi cancelado.
Eu, que trabalhei varios anos para o PT, nao ia deixar sindicalista nenhum esculhambar com o meu dia.
Sai andando, passei pelos piqueteiros e mandei um sorridente "vai tomar no seu cu, espero que vcs percam o emprego" em portugues. Eles sorriram e deram tchauzinho, sem entender a mensagem.
Andei ate a estacao de trem. Por 60 (putaquepariu!) euros, vc compra passagem de ida e volta. Sao duas horas de viagem. O que significa que eu cheguei em Paris por volta do meio-dia e que deveria estar de volta antes das sete. Em outras palavras, tinha que sair la pelas cinco. Cinco horas para conhecer Paris. Esse e' um trabalho para o Super-Amem.
primeira providencia, ir a torre Eiffel. Peguei um taxi de seis euros e estava la, debaixo da bicha (no bom sentido, claro).
Antes que perguntem, nao, nao subi ao topo. Subir ao topo da torre e' funcao para o dia inteiro. Tem fila, leva tempo. E tempo eu nao tinha. Mas comi um crepe frances la. Bem gorduroso, num guardanapo, como manda a tradicao.
Foi ai que eu decidi fazer uma coisa que nao e' muito meu estilo, mas a falta de tempo nao me dava opcao. Pegar um "Car Rouge". Sao uns onibus para turista, com segundo andar, tipo londres, e sem capota. Vc vai sentado, com fone de ouvido, escutando as explicacoes sobre os lugares onde vc esta passando. A vantagem e' que vc desce onde quiser e depois pode pegar o proximo, sem pagar a mais por isso.
Num onibus desse, eu fui ate o Louvre.
Pelo caminho, Paris faz questao de deixar qualquer um de queixo no chao. E', com certeza, a cidade mais linda que eu ja visitei.
Antes que algum carioca me xingue, deixe-me explicar a diferenca. Paris e' uma cidade de belezas naturais modestas, que algumas pessoas excepcionais transformaram num lugar magnifico, lindo pelas maos do homem. O Rio e' um lugar de belezas naturais magnificas, que alguns homens mediocres transformaram numa cidade sitiada. Afinal, nao da pra ter os dois no mesmo lugar, certo?
Meus leitores ja devem estar olhando no relogio. Continuo Paris no proximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário