quinta-feira, 1 de abril de 2010

Diário de Bordo. Avisos aos Navegantes.

Nem todo mundo que visita esse blog pretende trabalhar abordo. Uma parte considerável da minha seleta audiência é formada por gente que tem interesse na experiência de cruzeiro. Pois muito bem. Vamos tirar alguns momentos para falar para esse público. Segue abaixo uma lista de coisas que todo mundo devia saber sobre cruzeiros, mas o idiota do seu agente de viagens esqueceu de mencionar.

1 - Cruzeiro é barato!
Houve uma época em que a economia brasileira não nos permitia brincar de fazer cruzeiro. Felizmente, isso acabou. Mas, o estigma da viagem de navio ser programa de velho milionário continua no imaginário da população. Bem, não é mais assim. Hoje em dia você consegue fazer um cruzeiro de 3 dias por menos de 400 reais. Em 10 vezes no cartão. Francamente, existem poucos programas de férias em que se gaste menos que isso. A sua famosa viagem de carro pra Búzios, por exemplo, vai sair beeeem mais cara, com muito mais dor de cabeça e aborrecimento do que se você entrar num navio e desembarcar lá, com todo conforto e tranquilidade.

2 - Cada um sabe o cruzeiro que lhe cabe.
Outra coisa que brasileiro ainda não entende é que o preço, ainda que convidativo, não deve ser a única preocupação. Existem cruzeiros e cruzeiros. Dependendo da época do ano, do itinerário, da companhia em que vc viaja e - principalmente - do que você espera encontrar na sua viagem de férias, você pode se dar muito bem ou muito mal, independente do quanto custou sua passagem.
Senão vejamos:
Quem gosta de balada, gente jovem e pegação (os famosos carnavios, como chamamos) deve procurar cruzeiros mais curtos, de preferência de fim de semana, fora das datas comemorativas (a não ser carnaval, claro) e entre dezembro e janeiro. De preferência, no Brasil. Se for pelos EUA, durante o Spring Break.
Outra opção para esse público são os cruzeiros temáticos. Tem pra todo mundo: Cruzeiro Sertanejo, de time de futebol, cruzeiro gay e até cruzeiro evangélico. Cruzeiros temáticos costumam ser um pouco mais caros e acontecem uma vez ao ano. Mas vale a pena para quem é fanático pelo tema em questão.
Já quem vai com família deve procurar os cruzeiros mais longos, de sete dias, durante as férias escolares e, de preferência, nas datas comemorativas (Natal, ano novo. Carnaval, melhor não.)
Se você tá se lixando para a formação escolar do seu filho, fim de temporada brasileira (março), oferece melhores preços para esses cruzeiros.

3 - Explorador dos sete mares.
Quem nunca fez cruzeiro, eu recomendo que comece pela costa brasileira. A navegação é relativamente tranquila e o choque cultural não é tão grande. Boa parte da tripulação fala sua língua, os portos são familiares, os shows são relativamente adaptados para o gosto brasileiro, assim como a balada.
Se, depois do seu primeiro cruzeiro você se animar, experimente um cruzeiro internacional. Caribe ou Mediterrâneo são boas pedidas. Aí sim você vai viver a verdadeira experiência de cruzeiro.
Acontece que o custo-Brasil prejudica muito a qualidade do serviço das companhias. A máfia do porto de Santos só permite que se comprem alimentos super-faturados e de baixíssima qualidade. O que significa queda na qualidade da comida abordo. A Máfia da marinha exige umas certificações absurdas dos brasileiros que trabalham em cruzeiro na nossa costa. Isso, por sua vez, faz decair muito a qualidade das apresentações artísticas que podem ser exibidas abordo.
Longe das nossas nefastas autoridades, a experiência da viagem de cruzeiro cresce a olhos vistos.
Melhores shows, comida de altíssima qualidade e navios realmente impressionantes, diferentes dos barquinhos que nossos portos tem capacidade de acolher.
E o preço nem é tão mais alto. Em fim de temporada pelo mediterrâneo, um cruzeiro de sete dias pode sair razoáveis 1500 dólares (antes que os sovinas de plantão gritem, esclareço. São seis portos, 3 países com tudo incluso. Tente fazer o mesmo itinerário por sua conta e veja quanto sai).
Agora, quem quer ir pra balada, fique no Brasil. Cruzeiros pela Europa são cheios de famílias, velhos e obesos mórbidos. Mas, se você vier com um grupo festeiro, dá pra virar o jogo.

4 - Crossing é pra profissional ou pra mudança.
Muita gente fantasia fazer a travessia do Oceano Atlântico num navio de cruzeiro. Só recomendo para quem já tem algum tempo de férias em cruzeiro. A travessia é feita em baixa temporada (mares revoltos) leva cerca de 14 dias (sendo que seis são em alto mar) e costuma ser bem claustrofóbico. No entanto, é uma boa opção para quem está de mudança para um outro continente. Como o navio não cobra excesso de bagagem, dá pra colocar sua casa abordo. Desde que ela caiba na sua cabine dentro do navio. E, dependendo da cabine, não cabe muita coisa não.

5 - Vai de suíte, seu muxiba!
As cabines mais baratas de um navio de cruzeiro ficam geralmente no segundo andar. As janelas mal e porcamente podem receber esse nome e o conforto é mínimo. Um upgrade para uma suíte pode fazer toda a diferença em termos de conforto, com direito a sacada e tudo mais. Eu recomendo.

2 comentários:

  1. Oi Rodrigo....
    conheci e comecei a admirar seu trabalho num cruzeiro... comecei a te seguir no twitter e acompanhar seu blog... calma não sou uma maníaca... é que assim me sinto mais perto do "ambiente do cruzeiro", além de acompanhar seu trabalho... já q pessoas inteligentes e bom senso de humor não são fáceis de encontrar... (e, por favor, não ache q isso é puxação de saco)
    Bom... mas vamos ao comentário sobre seu novo post...
    É realmente incrível como uma viagem dessas é mais barata do que se pensa... e a gente se diverte mais do que pode imaginar (se vc for com essa finalidade, claro)... não vejo a hora de fazer um internacional... já andei pesquisando uns roteiros e achei tudo incrível... já cruzou o atlântico? Hum... será q sobrevivo?!!!? tá brincando, deve ser o máximo... 14 dias sem telefone!!! nem chefe, nem problemas... Tô dentro!!!
    Estive pensando sériamente em na próxima viagem ir de cabine interna... mas suas poucas palavras me fizeram mudar rapidinho de opinião... fora o fato de acordar... ver o mar... abrir a sacada e sentir aquela leve brisa.... impagável... e nem custa tão mais caro...
    Acredito q em breve, terei mais experiência no assunto!

    ResponderExcluir
  2. oi rodrigo, tudo bem?
    quais são os requisitos pra trab. como DJ em um navio? e qual foi a agencia que te encaminhou? obrigada e parabéns pelo teu blog, tem muita riqueza de informações e humor! abraço.

    ResponderExcluir