domingo, 25 de abril de 2010

Diario de Bordo. Paris, parte II.

Em nosso ultimo capitulo, eu estava zanzando por Paris abordo de um onibus de dois andares, sem capota. Quando chegamos ao Louvre, eu desci. Nao da' pra ir a Paris e nao ver a Monalisa. E la fui eu. Ate porque o crepe desceu mal e eu precisava passar um fax urgente.
O Louvre e' um lugar enorme, dividido em quatro partes, todas lotadas como o Rio Sul em vespera de natal. Cheio de grupos de alunos de primario pra baixo e pra cima. Nunca entendi direito isso de levar moleque de oito anos no museu. Dizem que e' pra "despertar o interesse pela arte" na crianca. Acaba despertando a ulcera de quem quer apreciar o museu. Enfim.
Dizem que leva cinco dias pra ver todo o acervo. Como eu nao tinha esse tempo, me concentrei no que mais me interessava: Egito, Grecia e Monalisa. Coincidentemente, as 3 coisas ficam mais ou menos no mesmo setor. Praticamente uma linha reta. Passamos a Esfingie, a Venus de Milo e chegamos a dita cuja.
Bom, gracas ao Dan Brown todo mundo ja deve saber que a Monalisa e' um quadrinho relativamente pequeno, cercado de gente por quase todos os lados.
O que ninguem fala e' que, na parede oposta, existe um painel enorme e muito interessante, chamado Les Noces de Cana. Noites de cachaca, numa traducao aproximada, que mostra um verdadeiro pagode renascentista. Uma orgia de vinho, musica e mulherada. Nao sei se e' proposital mas, do jeito que estao dispostos, fica a impressao que a Monalisa esta numa janela, observando a baderna, algo entre condenando e se deliciando com a farra do quadro vizinho.
Antes de poder fotografar o quadro, fui achar um banheiro. E, se nao posso dizer que fui o primeiro, fui um dos que entraram para o seleto grupo de pessoas que colocaram uma obra no Louvre.

Voltei para o ponto de onibus e peguei o seguinte. Desci em Notredame.
Muito bonita a catedral, de verdade. Mas, nao sei bem porque, a de Santiago me impressionou mais. De qualquer forma, bati meu ponto, tirei minhas fotos, comprei minhas bugigangas e rumei pra estacao de trem com a sensacao de dever cumprido. Proxima parada, Amsterdan.

2 comentários:

  1. só faltou o arco do triunfo na champs elysees. fica pra proxima! minha visita tambem foi ha mil anos luz por hora. pena! um dia eu volto. ;]

    ResponderExcluir
  2. E aí Amém, já voltou pro Brasil? Poxaa vou sentir falta dessas suas histórias. Acompanho seu blog, mas quase não comento!!

    Você é muito divertido, alegra meus dias! rsrsrs

    Continue comentando no blog por favoooooooooooorrr! rsrs

    Abraço

    ResponderExcluir